7 motivos que você deve abrir uma franquia

7 motivos que você deve abrir uma franquia

Ao longo dos últimos 15 anos atuando em franquias, sempre nos perguntam qual o melhor negócio para investir.

 

Sempre respondo que todos são os melhores negócios para investir.

 

Depois de responder isso, se estabelece um longo silêncio que representa espanto e vem a segunda pergunta:

 

“Por que todos são bons negócios? ”.

 

Respondo que todos são bons, pois existem pessoas que já estão no negócio e ganham bem, existem pessoas do mesmo negócio e estão com os resultados empatados (não ganham e não perdem) e existem pessoas no mesmo negócio que só perdem.

 

Portanto, todos os negócios são bons e podem dar o dinheiro esperado.

 

Mas tudo dependerá da dedicação, da afinidade com o segmento escolhido, do perfil da equipe que será montada, do capital disponível, do tamanho do mercado onde o negócio será instalado e diversos outros fatores.

 

Porém, o mais atraente na franquia é a possibilidade de ter um negócio que já foi testado e  corrigido para crescer. Sem sombra de dúvidas costumamos dizer que começar da metade do caminho é sempre melhor do que desbravar sozinho.

 

Por isso tudo, decidi escrever sobre os 7 motivos que você deve abrir uma franquia.

 

São 7 coisas bem interessantes que a franquia pode oferecer e que podem ser determinantes para o sucesso de seu futuro negócio.

 

Vamos falar sobre cada um deles?

 

1 – Negócio já validado por pessoas e mercado

A maioria das franqueadoras do mundo nasceram com o sonho de alguém em se tornar empresário

 

Por si só, estas pessoas empreenderam, tiraram a ideia do papel, acertaram, erraram, expandiram, tiveram problemas com clientes, tiveram problemas com fornecedores, levaram longos anos para irem corrigindo, até que tiveram sucesso e decidiram dividir o bolo.

 

Isso mesmo!

 

Perceberam que sozinhas não conseguiriam expandir pelo país e às vezes até pelo mundo e decidiram criar um modelo de franquias que permitisse que qualquer pessoa replicasse o negócio e ao invés de ganhar tudo sozinho, cada um exerceria uma parte e ficaria com também uma parte do sucesso financeiro.

 

O lado bom disso tudo é que todo o aprendizado frente ao fracasso, pode ser evitado por quem decide comprar a franquia. Já existe ao menos uma receita para evitar os pontos que levaram à demora no sucesso desta empresa.

 

E este é um dos pontos que traz grande valor para uma franquia.

 

2 – Negócio que já tem uma estrutura operacional desenvolvida e pronta

O segundo ponto que avaliar entre os 7 motivos que você deve abrir uma franquia é o fato de existir uma estrutura operacional pronta.

 

Quando decide-se abrir um negócio, o tempo dedicado para desenvolver fornecedores, materiais, artes para fazer publicidade e diversos outros detalhes é muito grande e custoso.

 

Uma boa franquia já tem esta estrutura operacional pronta para quem decide investir na franquia.

 

Fornecedores que já foram homologados, são conhecidos e já conhecem a franquia são apresentados e atendem com maior agilidade.

 

Materiais para iniciar a divulgação e lançamento do negócio já estão prontos apenas para serem adaptados com as informações do franqueado novo.

 

A maioria das franquias já possui um checklist de implementação do negócio, com prazos e tarefas que basta seguir e pronto, a empresa está pronta para operar de forma mais rápida e padronizada.

 

Portanto, aqui é a parte que falamos que o franqueado nunca começa do zero, pois isso já foi desenvolvido por alguém.

 

3 – Negócio que possui uma estrutura de suporte para auxiliar os franqueados

Este terceiro item é o que mais valorizamos e incentivamos  usar em uma franqueadora.

 

O famoso suporte ao franqueado.

 

Antes de detalhar, cabe aqui uma boa observação.

 

A franquia não serve para que alguém da franqueadora faça tudo pelo franqueado. Ou seja, existem papéis complementares.

 

O franqueado que compra a franquia é quem opera, vende, compra, contrata, demite, presta o serviço, entre outras atividades.

 

A franqueadora precisa orientar, discutir estratégias, desenvolver materiais, treinar e levar ao franqueado as boas práticas de toda rede.

 

Se tivesse que resumir em uma metáfora, o papel da franqueadora é dar uma vara de qualidade e ensinar o franqueado a pescar. O franqueado pesca, não a franqueadora!

 

Por isso tudo, a estrutura de suporte é algo que deve ser valorizado ao adquirir uma franquia.

 

Uma boa estrutura desta, treina o franqueado todos os meses, desenvolve materiais de marketing e vendas para o franqueado atuar, cria uma equipe para fazer planos de ação para o franqueado, desenvolve ações de marketing e vendas para auxiliar o franqueado com ideias, desenvolve novos produtos e serviços para o franqueado comercializar, realiza eventos para que os franqueados aprendam um com o outro e diversas outras ações

 

Costumamos dizer por aqui que o franqueado que aproveita isso tudo e segue junto com o franqueador, dificilmente terá insucesso em sua empresa.

 

4 – Negócio que possui treinamento constante

Hoje em dia no Brasil o investimento em treinamento é algo muito custoso para o empresário.

 

Muitos empresários não investem em treinamento, pois ficam com a sensação que dependem da equipe e esta mesma equipe quando fica melhor vai embora.

 

Não deixa de ter uma certa razão, mas o pior é não investir e contar com uma empresa e mão de obra desqualificados.

 

Já no mundo da franquia o treinamento é constante. A franqueadora deve estar sempre pronta para treinar sua rede.

 

Com a tecnologia de hoje em dia, os webinars (transmissões ao vivo pela internet) tornou-se possível treinar franqueados no mínimo todos os meses.

 

Isso é algo a se valorizar muito em uma franquia, pois é determinante para a evolução e aprendizado constante.

 

5 – Negócio que permite aprender com muitas pessoas tendo o mesmo objetivo

Existem franquias chamadas de diversas gerações.

 

A mais conhecida de todos é a de padronização. Ou seja, tudo 100% padronizado e sem qualquer margem do franqueado implementar seu estilo de gestão. Ele apenas tem que seguir as regras.

 

Porém, a maioria das franquias segue a geração chamada de Net Learning. Significa que a rede aprende com o aprendizado da própria rede.

 

O franqueador incentiva e cria canais para a troca entre os franqueados.

 

Fica claro que o papel de cada parte é complementar e é isso o que determina o sucesso do negócio.

 

Não existe ninguém que entenda mais do dia a dia dos clientes do que os franqueados e não existe ninguém que entenda mais do dia a dia das inovações e das práticas de toda a rede do que o franqueador.

 

Por que então não unir tudo isso?

 

Fazer parte de uma rede de franquias com o formato de Net Learning, significa aprender todos os dias com o sucesso dos demais franqueados e com rapidez poder implementar o sucesso em sua própria operação.

 

6 – Negócio com segurança jurídica

O segmento de franquias é regulado por uma lei específica e isso traz enorme segurança para ambas as partes.

 

Costumamos também dizer que o melhor negócio é aquele em que conhecemos as regras antes de iniciar o jogo.

 

O famoso combinado não sai caro.

 

Por isso, atuar em um segmento que possui uma lei específica é algo muito mais seguro.

 

Caso queria conhecer a Lei do Franchising, vale a pena ler, pois ela é curtinha e de simples interpretação.

 

7 – Negócio com grande potencial de crescimento

O sétimo item dos 7 motivos que você deve abrir uma franquia, trata da velocidade de crescimento do negócio.

 

Ter uma marca forte é o sonho de qualquer empresário.

 

Por isso, se você estiver em um negócio que está bem estruturado, é preciso que você incentive e trabalhe junto para que seu franqueador cresça nacionalmente.

 

Isso trará uma ótima presença de marca e fará com que seu negócio além de valorizado seja conhecido e reconhecido.

 

Além, é claro, de fazer parte de uma grande rede que possui mais recursos para investir em marketing, uma vez que os franqueados juntos recolhem uma verba de propaganda cooperada e isso é investido para dar visibilidade à marca.

 

Chegamos ao fim dos 7 motivos que você deve abrir uma franquia, mas podemos dizer que todos eles juntos fazem das franquias um negócio diferente, moderno e que, assim como na maior parte do mundo, cresce com vigor e pode ser o seu futuro negócio!

 

Sucesso e até a próxima!

 

Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Fale comigo pelo meu e-mail fabio.fiorini@grupofrvendas.com.br. Será um prazer!

 

Um abraço,

Fábio Fiorini.

 

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