Dica de Leitura |É o cliente que importa

e-o-cliente-que-importa-frvendasAo ler É o cliente que importa, o leitor poderá compreender o que se passa na cabeça dos clientes e perceber que pequenas atitudes são diferenciais e podem fazer o consumidor voltar. “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 15 vezes mais do que manter um já existente”, afirma o autor, Michael A. Aun, executivo referência em vendas, atuante no ramo de seguros há mais de 40 anos.

De acordo com ele , é importante, também, que as empresas avaliem suas condições de atender as promessas que fazem, evitando que o consumidor se sinta frustrado, pois, um cliente insatisfeito não hesitará em abandonar o produto/serviço e procurar por um concorrente que o atenda melhor.

O lado bom é que, ainda segundo Aun, 95% dos clientes infelizes podem voltar a ser fiéis às empresas, caso suas reclamações forem bem e prontamente atendidas, afirma.

“Resolva o problema em vez de ficar procurando o culpado”, orienta Michael.

Em É o cliente que importa, o autor explica, ainda, a importância de proporcionar o treinamento  e o desenvolvimento adequado aos profissionais dessa área e, ao mesmo tempo, lhes dar certa autonomia para responder às queixas dos consumidores.

Além disso, a obra reúne valiosas dicas práticas para o dia a dia das empresas, tais, como:

– Quando estiver atendendo um consumidor ou prestes a fechar uma venda, fique calado um instante e ouça com atenção o que ele tem a dizer;

– Comunique-se sempre. Nada deixa um cliente insatisfeito mais furioso do que não obter resposta para o seu problema;

– Se a empresa cometeu um erro, corrija-o logo para que o cliente não seja prejudicado;

– Deixe claro para o consumidor que você não é o inimigo, e sim, parte da solução.

 

Serviço:

Título: É o cliente que importa

Autor: Michael A. Aun

Páginas: 176

Editora: Sextante

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