Franquias são um bom investimento?

Franquias são um bom investimento?

Esta parece ser uma pergunta que todos gostariam de ter uma resposta de bate pronto e por que não falarmos que seria a pergunta de 1 milhão de dólares?

Nos últimos 15 as franquias explodiram (no bom sentido) no Brasil.

São mais de 3.000 empresas que oferecem modelos de franquias de todos os tipos, bolsos e gostos.

Existem desde as Nano Franquias (que têm investimento máximo de 20.000 reais), passando pelas micro franquias (que em sua maioria possuem operações home based – em casa) e chegando nos modelos tradicionais com ponto comercial que variam com investimentos entre 80.000 e 3.000.000 de reais.

Até aqui você pode notar que falar em franquias x dinheiro não é uma tarefa tão simples, em função de tantas opções e formatos que existem.

Mas vamos em frente até que eu possa te explicar melhor a respeito da pergunta sobre franquias serem um bominvestimento ou não. 

 

1 – Conceito do bom investimento em franquia

Antes de avançarmos sobre a franquia em si, aqui vale uma análise sobre o investimento x retorno.

Aqui na empresa sempre nos incomoda um pouco o fato de muitas franquias dizerem o tempo de retorno do capital investido.

Não que isto esteja errado, mas é preciso avaliar o objetivo do investimento.

Você pode estar se perguntando se o que falamos até aqui não é o que você já sabe, mas asseguro a você que apenas 1% das pessoas pensam nisso que vou falar agora.

Seu objetivo com a franquia é ganhar dinheiro ou fazer dela sua profissão?

Polêmico isso, não?

Vou explicar. Existem pessoas que querem investir o capital em uma franquia, colocar outras pessoas para trabalhar e ao final do mês retirarem seus lucros (se existirem). Embora não seja o formato habitual, existem muitas pessoas com esta pretensão.

Existem pessoas que pretendem investir em franquias, buscando uma nova fonte de renda, um negócio promissor para expandir, além de poderem também buscar uma segunda fonte de renda.

Embora falemos de investimento de qualquer jeito, o mais importante é definir qual seu objetivo para então saber se a franquia será ou não um bom investimento.

Em primeiro lugar saiba que se for só para investir vai depender do negócio que você escolherá e aí sim é preciso medir o tempo de retorno.

Por exemplo:

  • Se você investir 200.000
  • Se retira 5.000 por mês do negócio
  • Terá tirado os 200.000 40 meses depois
  • Portanto o negócio terá um prazo de retorno de 40 meses

Não levamos aqui os juros e correções e calculamos tudo levando-se em conta desde o primeiro mês de operação.

Agora, se a sua pretensão for a de atuar na empresa todos os dias e fazer disso seu meio de vida a conta deve ser outra e vamos falar mais ainda neste texto.

 

2 – O dia a dia de uma franquia

Já que vamos chegar ao final e definir se é ou não é bom investir em uma franquia, não podemos deixar de falar como é o dia a dia de um franqueado.

Costumamos dizer que a franquia é um meio de vida.

É como se fosse o trabalho da sua vida.Ao falar isso, você já pode imaginar que a dedicação é fundamental. Não existe a hipótese de negócio milagroso que com pouco esforço já dá muito dinheiro. Se te prometer isso, tome cuidado.

A vida de um franqueado de sucesso passa pela dedicação diária ao negócio, pela paixão em lidar com gente, pela disciplina de trabalhar todos os dias para vender mais, pelo cuidado com o bem-estar dos funcionários e clientes, pelo cuidado com o dinheiro e, acima de tudo, pelo controle de diversos pontos do negócio.

Ser franqueado significa estar disposto ao mesmo tempo ser empresário de sucesso e equilibrar isso com algumas regras que a marca escolhida lhe exigirá.

Por outro lado, ser franqueado é entrar em um negócio que já foi testado por alguém. Que esta pessoa que testou já errou em alguns quesitos e está entregando o negócio com o que tem de melhor.

A franquia permite a qualquer pessoa, abrir uma empresa em um estágio mais avançado pois não começará a testar hipóteses, mas já começará com tudo pronto. Deverá apenas dedicar-se a ter clientes e então operar a empresa.

Mas é importante saber que um bom franqueado vestirá alguns chapéus ao longo de sua jornada empresarial.

Terá que em alguns momentos vestir o chapéu de vendedor, especialmente no início. Deverá com este chapéu influenciar seus amigos e mercado a testarem a solução que está investindo.

Em outros momentos terá que colocar o chapéu de treinador para preparar sua equipe, ensinando, orientando e corrigindo.

Além disso, deve estar preparado para usar o chapéu de operador. O franqueado é o que mais sabe do negócio e precisa operacionalizar tudo sob qualquer hipótese em caso de falta de pessoas, problemas na entrega de produtos ou serviços e até mesmo se quiser ser um franqueado em negócios home based terá que iniciar a operação fazendo tudo.

Mas tudo isso é algo maravilhoso, pois decidir por uma franquia será algo marcante para a vida de qualquer um e saber que por trás de qualquer negócio existe uma estrutura pronta para prestar um suporte de qualidade, treinar constantemente, desenvolver materiais para captação de clientes, aprender com outros franqueados, ter com quem discutir os rumos do negócio e muitas outras coisas interessantes do mundo do franchising.

 

3 – Mas afinal, franquias são ou não um bom investimento?

 

Em nossa opinião franquias são sim um bom investimento.

Ter possibilidade de investir em um negócio que você não terá que desenvolver tudo sozinho é uma excelente opção.

É preciso deixar claro mais uma vez que não existe milagre da multiplicação sem esforço.

Mas com dedicação, foco, persistência e estando próximo ao franqueador que você escolheu, a chance de sucesso é grande.

E o mais legal é que existem hoje em dia franquias para todos os tipos de perfil.

Franquias em que o investimento total pode chegar a 10.000 reais e são ótimos negócios, franquias que o investimento varia de 10.000 a 30.000 reais e também possibilitam ótimos ganhos com a colocação em prática do conhecimento do franqueador e as franquias de modelo tradicional que também são excelentes opções, mas já pressupõe um apetite maior ao risco pois necessitam de investimento em ponto comercial, mobiliário e tudo o que um negócio deste porte pode exigir.

Portanto, se você chegou até aqui saiba que as franquias brasileiras estão muito avançadas e preparadas para replicar sua receita em qualquer região do país.

Basta você se identificar com o negócio, analisar tudo com grande critério e dedicar-se a construir um negócio de sucesso!

Desejo que você construa através das franquias o negócio dos seus sonhos! Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Fale comigo pelo meu e-mail fabio.fiorini@grupofrvendas.com.br. Será um prazer!

Um abraço,

Fábio Fiorini.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *